Primária Vila Prudente

Alma 30–31

Sugestões para ensinar as crianças

Alma 30

O Livro de Mórmon me adverte contra falsos ensinamentos.

  • Considere mostrar alguns itens (como dinheiro ou comida) e imitações de brinquedo desses itens. Isso pode levar a um debate sobre como saber a diferença entre coisas que são reais e coisas que são falsas. Depois, você poderia ajudar seus filhos a identificar em Alma 30:12–18 as mentiras ou os ensinamentos falsos que Corior ensinou a respeito de Deus. Em Alma 30:32–35, como Alma reagiu a essas mentiras? O que aprendemos com o exemplo dele?

Alma 30:44

Todas as coisas testificam de Deus.

  • Alma falou sobre como as coisas no céu e na Terra testemunham que Deus vive. Se possível, caminhe com seus filhos fora de casa ou olhem pela janela enquanto você lê Alma 30:44. Diga-lhes que descrevam as coisas que veem que as ajudam a saber que Deus é real e as ama. Eles também podem desenhar as coisas que descobrirem (ver a página de atividades desta semana).

  • Enquanto você e seus filhos cantam “Meu Pai Celestial me tem afeição” (Músicas para Crianças, pp. 16–17), passem adiante uma bola ou outro objeto. Periodicamente pare a música e peça à criança que está segurando o objeto que diga uma coisa que o Pai Celestial criou pela qual ela tem gratidão.

As crianças aprendem por meio de recursos visuais. Os recursos visuais ajudarão seus filhos a entender melhor e a lembrar por mais tempo o que foi ensinado. A maioria das atividades para crianças neste esboço sugere recursos visuais que podem ser usados. Considere mostrar os mesmos recursos visuais novamente no futuro para ajudar seus filhos a se lembrarem do que aprenderam.

Alma 31:5

A palavra de Deus é poderosa.

  • Como você pode ajudar seus filhos a entender que a palavra de Deus é mais poderosa do que “qualquer outra coisa”? (Alma 31:5.) Considere pedir-lhes que pensem em algo ou alguém poderoso, ou mostre-lhes fotos de algumas coisas poderosas. O que dá poder a essas coisas ou pessoas? Leiam Alma 31:5 juntos e pergunte aos seus filhos o que eles acham que esse versículo significa. Conte uma experiência de quando a palavra de Deus teve uma influência poderosa sobre você.

Alma 31:8–35

O Pai Celestial ouve minhas orações.

  • Resuma brevemente a história de Alma e dos zoramitas, usando os versículos de Alma 31:8–35 (ver também o “Capítulo 28: Os zoramitas e o Rameumptom”, Histórias do Livro de Mórmon, pp. 78–80). Ajude seus filhos a identificar coisas que os zoramitas falavam em suas orações (ver Alma 31:15–18) enquanto constroem uma torre Rameumptom com blocos ou pedras. Explique-lhes que não é assim que devemos orar. Enquanto você e seus filhos falam sobre como devemos orar, peça que removam os blocos ou as pedras, um de cada vez. Eles poderiam manter uma das pedras ao lado da cama como um lembrete para orar todas as manhãs e noites. Pode ser que gostem de decorar a pedra.

  • Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista Meu Amigo