Primária Vila Prudente

22 a 28 de julho: “Planteis esta palavra em vosso coração” Alma 32–35

Sugestões para ensinar as crianças

Alma 32:1–16

O Senhor pode me ensinar se eu escolher a humildade.

  • Ele disse que Alma e Amuleque tiveram sucesso ensinando os zoramitas que eram humildes. O que significa ser humilde? Ajude seus filhos a encontrar uma definição de humildade no Guia para Estudo das Escrituras. Que outras pistas sobre o significado dessa palavra podemos encontrar em Alma 32:13–16? Peça a seus filhos que completem uma frase como “Sou humilde quando…”.

Alma 32:28–43

Meu testemunho de Jesus Cristo cresce à medida que consigo nutri-lo.

  • Sementes, árvores e frutos são objetos conhecidos que podem ajudar as crianças a entender princípios abstratos como fé e testemunho. Deixe seus filhos segurarem uma semente enquanto você lê Alma 32:28. Peça-lhes que o ajudem a pensar em maneiras pelas quais aprimorar o testemunho de Jesus Cristo é como plantar e nutrir uma semente (ver “Capítulo 29: Alma ensina a respeito da fé e da palavra de Deus”, Histórias do Livro de Mórmon, p. 81). Você poderia plantar sua semente e falar sobre o que é necessário para ajudar uma semente — ou um testemunho — a crescer.

  • A figura de uma árvore acompanha este esboço; ela pode ser usada para ilustrar as palavras de Alma em Alma 32:28–43. Ou façam uma caminhada para encontrar plantas em estágios diferentes de crescimento e leiam os versículos de Alma 32 que comparam o crescimento de uma planta a nosso testemunho. Seus filhos podem gostar de desenhar uma árvore no quadro e adicionar uma folha ou uma fruta toda vez que pensarem em algo que possam fazer para ajudar a crescer seu testemunho de Jesus Cristo.

  • Você poderia deixar seus filhos enterrarem uma semente (representando a palavra de Deus) em uma pedra (representando um coração orgulhoso) e em solo macio (representando um coração humilde). Leiam juntos Alma 32:27–28. Fale sobre o que significa “dar lugar” (versículo 27) para a palavra de Deus em nosso coração.

Faça um desenho. Algumas pessoas aprendem melhor quando fazem um desenho do que estão aprendendo. Seus filhos podem gostar de desenhar uma semente crescendo até se transformar em uma árvore enquanto estudam Alma 32.

Alma 33:2–1134:17–27

Posso orar ao Pai Celestial a qualquer hora, por qualquer coisa.

  • Ajude seus filhos a encontrar frases que descrevam lugares onde podemos orar (em Alma 33:4–11) e coisas sobre as quais podemos orar (em Alma 34:17–27). Eles poderiam desenhar a si mesmos orando nesses lugares. Conte experiências uns aos outros de quando o Pai Celestial ouviu suas orações. Você também pode cantar uma música sobre oração, como “Oração de uma criança” (Músicas para Crianças, pp. 6–7).

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista Meu Amigo.

Sugestão Alternativa do estudo

22 a 28 de julho: “Planteis esta palavra em vosso coração” – Alma 32 e 33

Alma 32:1–16 O Senhor pode me ensinar se eu escolher a humildade.

  1. Definindo Humildade:

    • História Simplificada: Conte uma história simples sobre alguém que é humilde e alguém que é orgulhoso. Use brinquedos ou bonecos para representar os personagens.
    • Desenho: Peça às crianças que desenhem uma carinha feliz para alguém humilde e uma carinha triste para alguém orgulhoso.
  2. Atividade:

    • Completar a Frase: Ajude seus filhos a completar a frase: “Sou humilde quando…” usando exemplos simples, como “compartilho meus brinquedos” ou “ajudo meus amigos”.

Alma 32:28–43 Meu testemunho de Jesus Cristo cresce à medida que consigo nutri-lo.

  1. Parábola da Semente:

    • Semente Real: Dê uma semente para cada criança segurar enquanto você lê Alma 32:28 de forma bem simples.
    • Plantando a Semente: Plantem uma semente juntos em um vaso. Explique que, assim como a semente precisa de água e sol para crescer, nosso amor por Jesus cresce quando fazemos coisas boas.
  2. Desenho da Árvore:

    • Desenho: Desenhem uma árvore grande no papel. Ajude seus filhos a colar folhas de papel sempre que pensarem em algo que podem fazer para mostrar amor por Jesus, como “ajudar a mamãe” ou “dizer a verdade”.
  3. Experimento com a Semente:

    • Brincadeira com a Semente: Enterrem uma semente em solo macio e outra em uma pedra. Veja o que acontece e explique de forma simples que precisamos ter um coração bom para que a palavra de Deus cresça dentro de nós.
  4. Desenho:

    • Desenho Criativo: Deixe seus filhos desenharem uma semente que cresce e se transforma em uma árvore enquanto você lê Alma 32.

Alma 33:2–11; 34:17–27 Posso orar ao Pai Celestial a qualquer hora, por qualquer coisa.

  1. Locais e Assuntos de Oração:

    • Leitura e Desenho: Leiam juntos, de forma simplificada, os versículos que falam sobre oração. Depois, desenhem juntos lugares onde podemos orar, como no quarto, na sala ou no carro.
  2. Compartilhamento de Experiências:

    • Histórias Simples: Conte histórias simples sobre quando o Pai Celestial ouviu suas orações. Use bonecos ou brinquedos para ajudar a contar a história.
    • Música: Cantem juntos uma música sobre oração, como “Oração de uma criança” (Músicas para Crianças, pp. 6–7).

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista Meu Amigo.