Primária Vila Prudente

Alma 36-38

Sugestões para ensinar as crianças

Alma 36:6–24

O arrependimento me traz alegria em Jesus Cristo.

  • Para ajudar seus filhos a entender que o arrependimento traz alegria, você pode dar a eles um pedaço de papel com um rosto feliz de um lado e um rosto triste do outro. Peça-lhes que prestem atenção enquanto você lê ou resume Alma 36:13, 17–20 e escolham um dos rostos para mostrar como Alma estava se sentindo. As crianças mais velhas poderiam escrever palavras ou frases descrevendo como ele se sentiu. O que deixou Alma triste e o que lhe trouxe alegria? Depois, você poderia lhes contar sobre a alegria que sente quando se arrepende.

Alma 37:6–7

“É por meio de coisas pequenas e simples que as grandes são realizadas.”

  • Seus filhos podem gostar de encontrar pequenos itens que fazem grandes coisas acontecerem. Itens como uma pilha, a chave do carro ou, até mesmo, um brinquedo de que gostem muito podem ser exemplos disso. Depois, leiam Alma 37:6–7 juntos e pensem em algumas coisas pequenas ou simples que Deus quer que façamos. Que grandes coisas podem acontecer quando obedecemos a esses mandamentos pequenos ou simples?

  • Seus filhos também podem encher um copo com água, uma gota de cada vez. Como isso se relaciona com Alma 37:6–7? Considere falar a respeito de como as “coisas pequenas e simples” do Senhor, como ler as escrituras diariamente, são como gotas de água em um copo.

  • Ajude seus filhos a pensar em maneiras como eles fazem grandes coisas em casa, na escola ou na igreja. A música “O riachinho faz” (Músicas para Crianças, pp. 116–117) também ilustra esse princípio.

Alma 37:38–47

As escrituras podem me ajudar todos os dias.

  • Como você pode ajudar seus filhos a desenvolver o amor pela palavra de Deus, como Alma fez por Helamã? Mostre a gravura da Liahona (como a do Livro de Gravuras do Evangelhonº 68) ou peça que desenhem uma enquanto falam sobre o que sabem a respeito dela (ver Alma 37:38–471 Néfi 16:10, 28–29). De que modo as escrituras se assemelham à Liahona?

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista Meu Amigo.